quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Proibição de counter-strike

Será que a febre amarela já andou afetando o juízo dos juízes da 17a Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais?




Estava lendo o blog do Sérgio Amadeu e me deparo com essa:

“Em cumprimento de decisão judicial proferida pelo Juízo da 17a Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, válida em todo o território nacional, nos autos da Ação Civil Pública n° 2002.38.00.046529-6, o PROCON/GO está apreendendo no Estado de Goiás os jogos virtuais de vídeo-games e computadores: “Counter-Strike” e “Everquest”, que foram considerados impróprios para o consumo, na medida em que são nocivos à saúde dos consumidores, em ofensa ao disposto nos artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV, todos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.”

Trecho retirado do site do Procon de Goiás.

Nocivos a saúde? Eu vou ficar com o que? Vista cansada? Por que diabos o Estado acha que pode se meter nos jogos que eu (ou meus pais) escolhemos ou não jogar? Será que esse discurso anacrônico contra os jogos não vai acabar nunca?

Eu vou é celebrar enquanto eu posso ter um blog sem ter que assinar um documento de 3 vias, afinal, eu poderia estar postando algo nocivo a saúde do leitor. Juiz tem cada uma…



Mas ainda não acabou, tem mais. Veja só mais um trecho retirado do site do Procon:

O jogo “Counter Strike” (reféns, bomba, fuga, assassinato, armas, técnicas de guerra, táticas de guerrilha) reproduz a guerra entre bandidos e policiais e impressiona pelo realismo. O jogo foi criado nos Estados Unidos e adaptado para o Brasil. No vídeo-game, traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros.



Se o autor do texto acima tivesse o mínimo de inteligência para usar o Google ele teria descoberto que a modificação que ele está falando é o mod_rj , uma customização feita por usuários do jogo. Ou seja, para que alguém consiga jogar esse mapa seria necessário ela adquirir o jogo e em seguida adquirir e instalar esse mapa. De qualquer forma, essa não é uma parte integrante do jogo. E ainda que fosse …



Policial mostra espada apreendida na prisão de traficante jogador de Everquest! O Globo.



Se quem jogasse videogame violento fosse violento o Japão não durava um round. Eu lembro de ter lido uma matéria em uma Super Interessante bem antiga, onde ela falava da influencia dos jogos na violência. Ela mostrava que depois de jogar por horas seguidas você ficava mais agressivo. O legal disso é que o video-game mais avançado na época era um Atari. Sim, eu ia ser o Zé Pequeno porque eu passei o dia olhando para uns pixels gigantes se mexendo.



Ozzy Osbourne depois de passar o dia jogando pacman comeu a cabeça do Caco. :(





E como fica as competições de Counter Strike para o Campus Party? A Lu Freitas já garantiu que elas serão mantidas. E para não ficar só no discurso ela recomenda que você envie um email consulta@procon.go.gov.br. Faça ainda mais, blogue sobre o assunto.

3 comentários:

Unknown disse...

realmente essa proibição é ridicula!!!


muita falta de conhecimento desse pessoal ,daqui a pouco naum vamos poder nem jogar sonic pq ele rodando parece um aparelho de serrar madeira e isso influencia o corte da cabeça de milhares de pessoas!!!

Unknown disse...

UHAUhauHAUauA

mto massa essa dos Juizes...
PQP ngm merece isso eles qrem proibi uma coisa ridicula...
num tem necessidade disso
daki a poko eles tbm vao proibi Mario pq ele pula nos bixos e agente vai qre pulanos outros tbm
tsc tsc tsc

sem comentarios....

Anônimo disse...

Proibição de cu é rola!!!

pqp essses fdp inventaru essa putaria??

nun tem nada pra faze??

vai da o cu caralho


kkkkkkkkkk


cs nun tem nada a ve com essas muage q eles tao falanu =/